Neste texto elencamos de forma simples, o conceito de narcisismo, mas em especial o transtorno de personalidade narcisista.
Narcisismo, ou também chamado por seu nome completo e técnico de Transtorno de Personalidade Narcisista, é um desvio que afeta a mente da pessoa por completo.
Isso quer dizer que o narcisista pensa, sente, percebe-se e interage com o mundo de maneira diferente da maioria das pessoas.
Narcisismo
Diferentes comportamentos são fortes indicativos, principalmente quando aparecem em conjunto, de que uma pessoa é narcisista.
Abaixo, listamos alguns deles. Mas é bom destacar: nem todo narcisista é igual e os traços a seguir, por mais que sejam comuns, podem aparecer de diferentes maneiras.
Insegurança
Uma característica muito importante do narcisismo é a insegurança. Em geral, esses indivíduos parecem muito donos de si. Mas, essa é somente uma fachada que eles colocam para o mundo. Por trás disso tudo, reside uma pessoa extremamente insegura e sem amor-próprio genuíno.
Sentimento de superioridade
Paradoxalmente, o narcisista se vê como sendo um ser superior aos outros. Mesmo inseguro, o indivíduo se vê como portador quase de uma divindade.
Esse jogo entre insegurança e superioridade é a raiz de muitos dos comportamentos tóxicos que vamos listar aqui. Tudo isso, claro, somado a uma falta de empatia.
Falta de empatia
A empatia é uma qualidade única de sentir como o outro e pelo o outro. Mais do que se colocar no lugar de alguém, é se permitir compreender com profundeza e sensibilidade o que essa pessoa está sentindo.
Quem sofre de narcisismo não possui essa competência muito bem desenvolvida e, então, age de maneira corrosiva com seus colegas, amigos e familiares.
Atenção e admiração
O narcisista gosta de receber validação a todo instante. Quando ele fala, ele tem que ser ouvido a qualquer custo. E quando ele realiza uma tarefa, ele quer todo e qualquer louro. Ele precisa sentir o mundo o coloca num pedestal.
Para o narcisista, o mundo existe para girar em volta dele. Tudo que acontece ou o afeta, ou só se dá por conta de uma ação dele. Ele tem dificuldade de reconhecer que outras vivências e existências são tão válidas e importantes quanto à dele.
É natural, para muitos de nós, lidar com questões profundas da mente, emoção e existência. Cada um do seu jeito e ritmo. Porém, o narcisismo tende a fazer com que as pessoas foquem apenas naquilo que há de mais superficial na vida.
Carisma
Os narcisista são bons de esconder seu lado negativo. E uma maneira que fazem isso é com o carisma. É muito comum que esses indivíduos tenham uma aura, digamos, magnética.
Em geral, os narcisistas despertam o interesse das pessoas, que querem estar perto deles, admirá-los, relacionar-se com eles – e, muitas vezes, preferem não reconhecer suas características mais tóxicas.
Para atingir seus objetivos, o narcisista não hesita em assumir comportamentos ardilosos.
Senso assim, sem se preocupar com os outros, ele encontra espaço para conseguir o que quer. É comum que a manipulação se dê por uma desvalorização do que o outro diz.
Grandiosiedade
Em seguida, o Transtorno de Personalidade Narcisista muitas vezes é acompanhado da grandiosidade. Isto é, por uma postura megalomaníaca em relação a si e ao mundo. Não basta fazer algo ou ter algo, é preciso fazer o que há de maior e ter o que há de mais estimável.
Papel de vítima
Aliás, há também os narcisistas que frequentemente se colocam no papel de vítima. Muitas vezes, não conseguem o que querem e passam a vida falando de como mundo é injusto com eles.
E isso acontece em momentos pontuais também, como quando sofrem uma acusação e imediatamente viram o jogo, argumentando que na verdade eles são a vítima.
Agressividade
Em resumo, o narcisismo muitas vezes se traduz em comportamento agressivo, bruto e violento. Como não gostam de ser contrariados, esses indivíduos “estouram” com facilidade. Essas demonstrações vão desde abusos verbais a atendentes até agressões físicas com um desafeto.