O trabalho do psicanalista online é recente, e apesar de muitos profissionais já atuarem desta forma já antes da Covid-19, sessões de psicanálise online tornaram-se comuns, mais acessíveis e necessárias naquele momento.
Aliás, em cidades grandes como São Paulo (SP), o formato e o trabalho psicanalítico e terapêutico online é um facilitador tanto para o analista quanto para o analisando.
“Sou psicanalista. Um psicanalista é uma pessoa que tenta ajudar as pessoas a se transformarem pelo uso da palavra. A palavra tem poderes mágicos.” — Rubem Alves
Consulte um psicanalista online
Desta forma, gostaria de me apresentar como psicanalista. Meu nome é Danilo M. Hadek., com formação e especialização em comunicação, formando em psicologia (formação prevista para dezembro de 2023) e estudante de psicanálise desde 2017.
Trabalho com atendimento particular em consultório, com supervisão da psicóloga e psicanalista Solange Maria Santos Oliveira e participo de grupo de estudos em Freud e clínica contemporânea.
Atendo online, mas também presencial. Afinal, apesar de incipiente, o trabalho do psicanalista online colocou-se como possível e necessário, podendo facilitar o processo analítico de pessoas com dificuldade de locomoção, que moram em lugares mais distantes da clínica e que enfrentam questões delicadas em relação ao seu próprio corpo.
Assim, para quem deseja iniciar análise com abordagem psicanalítica, coloco-me à disposição como psicanalista online, mas também com atendimento presencial em consultório localizado no bairro da Vila Madalena / Pinheiros, bem próximo à estação do metrô – Vila Madalena (linha verde).
A abordagem da psicanálise
Antes de mais nada, a abordagem psicanalítica oferece uma experiência de (des)conhecimento sobre si. A análise pessoal a partir da psicanálise não serve para descobrir a sua “verdadeira essência”.
Afinal, a psicanálise não é autoconhecimento, mas um desejar se perguntar (ou não) a respeito de algo.
Neste sentido, a clínica psicanalítica contribui para o estímulo da percepção e autonomia do sujeito, que busca a elaboração de questões sobre si para o alívio de sintomas, tais como angústia, inibição, depressão e melancolia.
Dessa forma, fazer análise com abordagem psicanalítica não é falar, e sim ter uma posição de escuta em relação ao seu próprio discurso. Ou seja, você faz análise para descobrir que o seu desejo é o desejo do outro e irá decidir se quer ou não.
Assim, na clínica psicanalítica você encontra a oportunidade de viver sem o peso dos ideais, com a queda de várias suposições. Afinal, você não “tem que” nada, mas pode desejar. E isso pode ser muito bom!
Selton Mello fala sobre saúde mental
Sessão com psicanalista online
Antes de iniciar o processo de análise, gosto de marcar entrevistas iniciais sem custo para que possamos nos conhecer e entender um pouco sobre os motivos que te trouxeram aqui.
Nas sessões você será convidado a falar livremente e explorar indagações do inconsciente. A abordagem psicanalítica oferece um processo de mudança com acolhimento.
Não existe uma fórmula pronta e cada caso é um caso. Juntos, vamos desconstruindo certezas, entendendo e construindo caminhos novos e ainda não percorridos.
Vamos pensar sobre isso juntos?