Site Overlay

Ciúmes

Antes de mais nada, é bom deixar claro que o ciúmes é um sentimento comum aos seres humanos, mas claro, um sentimento bastante primitivo. Assim, o ciúmes está presente nas mais diversas relações, seja entre irmãos, primos e parentes, além, é claro, de namorados e casais.

Para começar, o ciúmes é um sentimento de insegurança que vem do medo de perder uma pessoa, em que o seu maior desejo é preservar e permanecer em uma relação. Em alguns casos, o ciúmes obsessivo já é o tipo de ciúme que se afasta do sentimento de amor e se torna algo abusivo e controlador, podendo ser considerado, inclusive, um transtorno obsessivo.

É no ciúmes obsessivo que pensamentos negativos e muitas vezes sem fundamento invadem a consciência e se tornam recorrentes, a ponto de se tornar um sofrimento.

Essa espiral destrutiva de relacionamento, costuma ter como consequência o rompimento da relação. Afinal, é preciso que todo relação com ciúmes além da conta é sinal de um relacionamento abusivo.

A pessoa ciumenta obsessiva não costuma ter uma visão realista do seu próprio comportamento, não enxergando que o limite pessoal está sendo destruído e invadido.

Em geral, o ciumento obsessivo busca evidências a qualquer custo e chance de desmascarar algo que, às vezes, está apenas em sua própria imaginação, não dando ouvidos a argumentos reais e provadores do contrário.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR, 2002) é um Transtorno Delirante Paranóico. Ou seja, o ciumento fica centrado em um fato sem qualquer evidência, pensa insistentemente de que está sendo traído ou a par de algo importante.

Nesse transtorno,  pequenas evidências, como chegar mais tarde em casa, perfumes, justificam um delírio. Em alguns casos, o ciumento chega a violência e acusações verbais e até agressões físicas.

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by matias enrique lainz (@mattito.humor)

Disque 180

A mulher que sofre violência doméstica por conta de ciúmes deve saber que há a Central de Atendimento à Mulher, que funciona sete dias por semana e 24 horas por dia, pelo número de telefone 180.

Author: Clínica Psicanalítica | Redação

Neste espaço você encontra textos, resenhas, pesquisas bibliográficas e informação da Psicanálise. A ideia é promover um conhecimento básico acerca de questões de saúde mental e clínica psicanalítica. Danilo Michael Hadek - Psicólogo CRP 06/202786.