Quer saber, na abordagem psicanalítica e na psicanálise, como funciona a primeira sessão?
A análise pessoal a partir da clínica psicanalítica é a forma de terapia baseada nas teorias de Sigmund Freud, que elaborou os primeiros estudos da psicanálise a partir da histeria.
E então, de um modo simples, ao longo de anos de estudo, Freud elaborou a primeira tópica do aparelho psíquico — inconsciente, pré-consciente e consciente; E, anos mais tarde, a segunda tópica com as instâncias do inconsciente — id, Eu e SuperEu.
Assim, a partir das sessões de psicanálise podemos elaborar e ressignificar certezas e incertezas, e por meio da palavra lidar com o mal estar, angústia e sofrimento.
Palavras e magia foram, no princípio, a mesma coisa
— S. Freud
Sigmund Freud é considerado o fundador da psicanálise. Para saber como funciona a psicanálise, continue lendo.
A abordagem da clínica psicanalítica explora como o inconsciente influencia pensamentos e comportamentos por meio do conflito entre Id, Ego e SuperEgo. E assim, por meio de sessões aparecem insights e possibilidade de resolução para a pessoa que procura terapia com viés psicanalítico.
A terapia psicanalítica — como funciona a psicanálise, é orientada por sessões onde aparecem palavras, repetições, com campo para elaborações durante a sessão, ou mesmo após.
Neste sentido, o psicanalista junto ao analisante promovem mudanças que facilitam a compreensão da temporalidade do incosciente.
Nas sessões de psicanálise você será incentivado a falar livremente e aprender a se escutar. Assim, o analista psicanalista escuta, sendo uma relação um a um entre o analisante e o psicanalista.
Agende uma entrevista inicial
Como funciona a psicanálise
A abordagem psicanalítica oferece uma experiência de (des)conhecimento sobre si.
A análise pessoal a partir da psicanálise não serve para descobrir a sua “verdadeira essência”. Afinal, não é autoconhecimento, mas um desejar se perguntar (ou não) a respeito de algo.
Marisa Orth fala sobre psicanálise no Provoca
Clínica psicanálitica
A clínica psicanalítica contribui para o estímulo da percepção e autonomia do sujeito, que busca a elaboração de questões sobre si para o alívio de sintomas.
Dessa forma, fazer análise com abordagem psicanalítica não é falar, e sim ter uma posição de escuta em relação ao seu próprio discurso. A psicanálise deseja a lógica da inconsistência, é uma quebra dos ideais.
Você faz análise para descobrir que o seu desejo é o desejo do outro e irá decidir se quer ou não.
Desse modo, na clínica psicanalítica você encontra a oportunidade de viver sem o peso dos ideais, com a queda de várias suposições. Afinal, você não “tem que” nada, mas pode desejar. E isso pode ser muito bom.
Nas sessões você será convidado a falar livremente e explorar indagações do inconsciente. A abordagem psicanalítica oferece um processo de mudança com acolhimento e atenção do psicanalista em relação ao analisando.
Não existe uma fórmula pronta e cada caso é um caso. Juntos, vamos desconstruindo certezas, entendendo e construindo caminhos novos e ainda não percorridos, numa conversa entre inconscientes. É um a um.
View this post on Instagram
Como é a primeira sessão
Antes de iniciar o processo de análise / terapia, gosto de marcar uma primeira entrevista para que possamos nos conhecer e entender um pouco sobre os motivos que te trouxeram aqui.
Nessa primeira conversa vamos pensar sobre isso juntos, caso pense agendar a sua primeira sessão de terapia psicanalítica.