Site Overlay

Burnout

A Síndrome de Burnout, dada pelo esgotamento físico e mental, atinge cerca de 30 milhões de pessoas apenas no Brasil. O que é Burnout, significado, sintomas e qual o tratamento correto para esta questão de saúde mental.

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout é caracterizada pela exaustão mental, emocional e física em decorrência da atividade profissional. No entanto, estudantes também podem desenvolver essa síndrome.

Existem dois grandes aspectos a serem observados para se reconhecer esta síndorme, como as atitudes e os sintomas físicos e emocionais do indivíduo.

Uma pessoa com Síndrome de Burnout, geralmente não consegue se desligar totalmente do trabalho, ficando sempre atenta ao celular e às demandas. Além disso, começa a enxergar sua vida social e pessoal como algo sem importância.

Em alguns casos, sente necessidade de provar seu próprio valor, não só para os outros, mas para si mesma. Além disso, pode apresentar irritabilidade, impaciência, nervosismo e problemas de concentração e de memória.

Em seguida, não dá atenção ao sono, a alimentação e ao lazer, e começa a sentir-se vazia e torna-se apática. A vida perde o prazer e algumas compulsões podem surgir. Por fim, alguns sintomas físicos podem acometer o corpo do sujeito com burnout.

Leia também: Agorafobia – um tipo de transtorno de ansiedade

Sintomas

Dores de cabeça, dores musculares, dores abdominais, além de problemas gastrointestinais, fadiga, taquicardia, palpitações e pressão alta são sintomas da Síndrome de Burnout.

Ao reconhecer alguns desses sintomas do burnout, julgar que está cansado demais no trabalho, improdutivo ou até mesmo caso seus colegas comentem sobre mudanças no seu comportamento, é importante procurar ajuda profissional antes de ‘queimar-se por completo’ – o que seria a tradução literal de ‘burnout’.

Tratamento da Síndrome de Burnout

Para acompanhar uma pessoa com Síndrome de Burnout é necessário o acompanhamento com psiquiatra, bem como psicólogo ou psicanalista.

Geralmente, primeiro o psiquiatra, após o correto diagnóstico, vai prescrever os medicamentos adequados para que a pessoa consiga vencer aquele primeiro momento mais difícil, quando precisa de um auxílio para recuperar as suas próprias forças.

Depois, o tratamento junto com o psicólogo vai auxiliar a pessoa ajuda a mudar seus hábitos e criar novas estratégias para conseguir voltar ao trabalho aos poucos, com atitudes modificadas para que não seja acometida pelo transtorno novamente.

Algumas dessas estratégias podem contemplar, como a higiene do sono, ou seja,  dormir corretamente e com um sono de qualidade.

Vale também investir na vida pessoal e social, afinal cuidar de si é muito importante, com alimentação e atividades de lazer, além de socializar com amigos e familiares.

Por fim, praticar atividades físicas, pois ajuda a liberar a tensão e o estresse e você pode escolher a sua, desde uma caminhada no parque até uma academia.

Author: Clínica Psicanalítica | Redação

Neste espaço você encontra textos, resenhas, pesquisas bibliográficas e informação da Psicanálise. A ideia é promover um conhecimento básico acerca de questões de saúde mental e clínica psicanalítica.