Agorafobia é um tipo de fobia ligada a transtornos de ansiedade e síndrome do pânico.
As pessoas desenvolvem medos e fobias de muitas formas e por vários motivos. Além disso, entre as mais conhecidas está o medo de aranhas, baratas, altura, fobia social, claustrofobia e até mesmo medo de buracos, objetos e lugares.
Em geral, pessoas com agorafobia sentem um medo incontrolável de viver situações que podem ser gatilhos para crises de pânico, falta de controle e vergonha.
Segundo dados do Hospital Israelita Albert Einstein, 150 mil brasileiros sofrem desse distúrbio mental e buscam tratamento psicológico para controlar. Por isso, entenda melhor o que significa agorafobia, quais os sintomas, causas e como encontrar tratamento certo para você, um amigo ou família.
Agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade. Nesse caso, acontece quando a pessoa fica ansiosa em lugares desconhecidos ou sente que não tem muito controle sobre a situação.
Além disso, é comum que isso aconteça junto com crises de pânico. Isso porque, segundo estudos, 30 a 50% das pessoas com agorafobia também sofrem com síndrome de pânico.
Tratamento da agorafobia
Para começar, é possível prevenir a agorafobia tratando mais rápido os sintomas do transtorno de pânico e de ansiedade generalizada. Mas caso você não trate a tempo, há tratamentos para esse tipo de fobia.
O caminho mais comum é a psicoterapia. Além disso, se for preciso, o uso de remédios pode ajudar. O primeiro é entender o que está acontecendo com você. Por isso, é preciso que a pessoa entenda o que é essa fobia, suas causa e sintomas.
Além disso, é bom praticar o autoconhecimento, para que cada um entenda seus gatilhos e o que pode causar as crises. Por isso, o tratamento é diferente e seu tempo pode variar de pessoa para pessoa.
Ou seja, a terapia ajuda de forma duradoura para a maioria das pessoas com transtorno do pânico e agorafobia e é o melhor tratamento para que esse problemas não afetem mais seu dia a dia.
Teste de ansiedade
O diagnóstico nem sempre é simples, mas podemos ajudar. Por isso, faça nosso teste de ansiedade e descubra seu nível de ansiedade. O questionário leva menos de 3 minutos para fazer e é uma adaptação do teste científico GAD – Generalized Anxiety Disorder 7.