Site Overlay

Terapia online – Psicoterapia com preço social

A terapia online é uma modalidade de atendimento psicológico que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Com a pandemia do coronavírus, ainda mais acessível, a psicoterapia online tornou-se a alternativa viável para quem buscava ajuda psicológica, uma vez que o distanciamento social se tornou uma necessidade.

Se você está procurando um psicólogo e psicanalista online, talvez eu possa te atender na sua demanda. O que te traz aqui?

Enviar mensagem pelo WhatsApp

Neste sentido, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) estabeleceu em 2018 a Resolução nº 11/2018, que regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância, como a Internet.

A resolução do CFP permite que psicólogos possam atender seus pacientes por meio de plataformas virtuais, desde que sigam algumas diretrizes éticas e técnicas.

— Psicanalista: atendimento online

Terapia online e o Conselho Federal de Psicologia

O CFP é o órgão responsável pela regulamentação da prática da psicologia no Brasil. Ele tem como objetivo garantir que o exercício da profissão seja realizado de forma ética e responsável, em prol do bem-estar da população.

Nesse sentido, a Resolução nº 11/2018 foi criada para orientar os psicólogos sobre como atender seus pacientes de forma segura e eficaz por meio da internet.

A terapia online é uma modalidade de atendimento que apresenta vantagens para pacientes e profissionais. Ela permite que o paciente possa ser atendido em qualquer localização com acesso à internet, sem a necessidade de deslocamentos.

Por outro lado, para a terapia online é preciso que o psicólogo ou psicanalista se certifique de que a plataforma utilizada para o atendimento seja segura e garanta a privacidade do atendimento. Além disso, estar preparado para lidar com eventuais problemas técnicos, como falhas na conexão de internet.

Terapia online em projetos sociais

A terapia online acessível pode ser uma importante ferramenta em projetos sociais que visam a promoção da saúde mental da população. Em muitas comunidades carentes, o acesso à terapia presencial é limitado, seja por questões financeiras, geográficas ou de infraestrutura.

Nesse sentido, elencamos três serviços em São Paulo que promovem o atendimento psicossocial presencial com valor social ou gratuito, e, em alguns casos, por meio de terapia online acessível, até gratuitamente:

Clínicas para psicoterapia com preço social:

🗣️ Canto Baoba – (valor social)
Site oficial | Agendar

🗣️ Clínica do Café – (atendimento gratuito breve)
Atendimento gratuito breve

🗣️ Casa de Marias – (núcleo de assistência)
Site oficial | Assistência

Clínica social de psicanálise

A clínica social do Sedes oferece atendimento psicanalítico de qualidade a um custo acessível para a comunidade.

🗣️ Instituto Sedes Sapientiae – (comunidade)
Site oficial | Agendar

A Sociedade Paulista de Psicanálise, por sua vez, também oferece serviços de atendimento psicanalítico por meio de uma clínica social.

🗣️ Clínica social – Soc. Paulista de Psicanálise
Atendimento clínico

Finalmente, quem mora nas grandes cidades, até mesmo no interior, podem procurar as escolas de psicologia dentro das universidades públicas e privadas que ofereçam curso de Psicologia. Os alunos do último ano atendem na clínica escola com supervisão dos professores. É uma forma de fazer terapia gratuitamente.

Por último, a Fundação Setubal tem um site que contempla diversos serviços de acolhimento e saúde mental. São organizações que oferecem atendimento clínico psicanalítico e/ou psicológico abertos à comunidade, para além da rede SUS.

Em conclusão, com a regulamentação estabelecida pelo Conselho Federal de Psicologia, é possível oferecer um atendimento de qualidade por meio de plataformas virtuais. Além disso, a terapia online acessível em projetos sociais promove a saúde mental da população.

Author: Clínica Psicanalítica | Redação

Neste espaço você encontra textos, resenhas, pesquisas bibliográficas e informação da Psicanálise. A ideia é promover um conhecimento básico acerca de questões de saúde mental e clínica psicanalítica.