Site Overlay

Crise de ansiedade – Teste GAD-7

No final deste texto você pode fazer o teste de ansiedade GAD-7, porém nem sempre é fácil perceber uma crise de ansiedade. Isto porque há diversas variáveis na história de vida do sujeito. Além disso, o momento atual conta.

Cada caso é um caso. Afinal, algo atual pode desencadear uma crise, mas remeter a algo do passado. Ou seja, somente uma consulta com psicólogo para avaliar o paciente, pois na vida há adversidades.

Se você está procurando um psicólogo e psicanalista, talvez eu possa te atender na sua demanda. O que te traz aqui?

Envie mensagem pelo WhatsApp

Crise de Ansiedade e Teste GAD-7

Mas se há sintomas de ansiedade, e o sujeito sente a necessidade de ajuda, como agir? Ou seja, como lidar com uma crise de ansiedade?

O primeiro ponto a debater é compreender se o que estamos sentindo é realmente ansiedade ou alguma outra emoção ou sentimento. Sentir um certo anseio em relação a algo é natural, e nem sempre isso irá despertar em uma crise. 

Os transtornos de ansiedade estão relacionados a uma preocupação, medo e nervoso de que algo possa ou não acontecer.

Dessa forma, o sentimento é uma resposta do corpo a algo exterior que não podemos controlar. Saber disso é importante para lidar melhor com os sintomas da ansiedade. Isso porque a ansiedade pode ser tão intensa a ponto de nos paralisar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número de pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade no mundo pode ultrapassar a marca de 300 milhões de indivíduos nos próximos anos.

É natural ter certa dose de ansiedade em situações do cotidiano, como por exemplo uma tarefa importante que temos prazo para cumprir, algum evento a muito tempo aguardado, uma entrevista de emprego, um encontro amoroso, um exame médico importante ou uma prova na faculdade.

É preciso deixar claro que existe um universo de possibilidades entre um sentimento corriqueiro para crises de ansiedade e pessoas que de fato desenvolvem um transtorno psicológico mais grave.

Teste de ansiedade (GAD-7)

Quer saber se você tem ansiedade? Existem testes que facilitam o diagnóstico. Um deles é o teste científico Generalized Anxiety Disorder – GAD-7. 

Faça o teste de ansiedade (GAD7) desenvolvido pelos médicos Dr. Robert L. Spitzer, Dra. Janet B.W. Williams, Dr. Kurt Kroenke e colegas, com um subsídio educacional da Pfizer Inc.

teste de ansiedade gad7
Teste GAD-7 por Sptizer, et. al. para avaliar uma crise de ansiedade.

O teste de ansiedade é calculado atribuindo pontuações de 0, 1, 2 e 3, para todas as perguntas “nenhuma vez”, “vários dias”, “mais da metade dos dias” e “quase todos os dias”.

Dessa forma, a pontuação total do GAD7 para os sete itens varia de 0 a 21.

Pontuações de 5, 10 e 15 representam pontos de corte para ansiedade leve, moderada e grave, respectivamente.

No entanto, projetado principalmente como uma medida de triagem e gravidade para crise de ansiedade e transtorno de ansiedade generalizada, o GAD-7 também tem características operacionais moderadamente boas para crise do pânico,fobia social e estresse pós-traumático. 

Como diminuir os sintomas

É possível tratar e controlar o transtorno do espectro de uma crise de ansiedade sem remédios. Para isso, procure ter um estilo de vida mais saudável, pratique esportes e busque atividades lúdicas.

A combinação de uma vida leve e saudável são aliados que ajudam a diminuir os sintomas.

Por fim, a conclusão é que os sintomas de uma crise de ansiedade e transtorno do espectro de ansiedade são diversos e variados. Nem toda sensação denota algo grave.

Entretanto, caso você sinta que os sintomas mencionados atrapalham a sua vida profissional, amorosa ou social, busque uma ajuda especializada. É a melhor forma de tratar esse que é considerado o mal do século.

Sim, é possível curar-se de uma crise de ansiedade apenas com psicoterapia e análise pessoal, sem a necessidade de medicação.

Portanto, para lidar com uma crise de ansiedade e outros sentimentos que fazem você sofrer, a ajuda de um profissional psicólogo ou psicanalista é importante para falar sobre o que te incomoda e juntos encontrarem possibilidades de lidar com isso.

Marque uma entrevista inicial. Juntos podemos lidar melhor com a ansiedade.