Síndrome do pânico

Para falar do transtorno do pânico (TP), devemos levantar e entender também os sintomas da ansiedade e da angústia. Afinal, entre os principais transtornos psicológicos e distúrbios comportamentais envolvidos na ansiedade, desamparo e angústia, está o TP.

Você certamente conhece alguém que já passou por uma crise de ansiedade. Isso porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 280 milhões de pessoas no mundo, ou seja, 4% da população total, sendo 6 milhões só no Brasil, sofrem com essa síndrome.

Se você está procurando um psicólogo online ou lugar para sessões presenciais em São Paulo, talvez eu possa te atender na sua demanda. Primeiro diga, o que te traz aqui?

Envie mensagem pelo WhatsApp

O que é transtorno do pânico (TP)

Antes de mais nada, o transtorno do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade que se caracterizada por crises inesperadas. Entre os principais sintomas estão o medo, insegurança e desespero sem motivo externo.

Essas crises de ansiedade provocam sintomas físicos e psicológicos, podendo atrapalhar atividades da rotina diária, sono e relacionamentos.

Em geral, para um melhor diagnóstico de uma crise de pânico, a pessoa precisar ter recorrência de dois ataques de pânico. Vale dizer que a idade de início para ocorrer uma crise de ansiedade varia entre 20 e 45 anos.

Causas para uma crise do transtorno do pânico

Ainda sabemos a causa exata, mas pesquisas apontam a influência de diversos fatores, dentre eles a genética, o temperamento da pessoa, mudanças cerebrais, morte, perda e luto, além de situações estressantes, como:

• Transições de vida ou de carreira de forma abrupta;
  • Morte ou doença de parentes/amigos;
  • Histórico de violência e/ou abuso na infância;
  • Estresse pós-traumático (TEPT); etc.

De acordo com pesquisas, o transtorno do pânico e suas crises de ansiedade são mais comuns em mulheres do que em homens. Além disso, conforme já elencamos acima, é mais comum que aconteça já na fase adulta, em pessoas a partir de 30 anos de idade.

Dicas para controlar uma crise do TP

Pode ser difícil quando estiver em uma crise de ansiedade, mas vale a pena ter em mente três atitudes que ajudam a controlar o pânico:

1. Pense positivo;
  2. Tente relaxar usando a respiração;
  3. Aproxime-se de quem você ama.

Cura para o transtorno do pânico

O tratamento e orientação médica pode te ajudar a superar ou amenizar o transtorno do pânico. Além disso, a psicoterapia com psicólogo ou psicanalista ajuda entender as causas da ansiedade e angústia a fim de amenizar ou acabar com os sintomas do TP.

Desse modo, é importante buscar ajuda de um psicólogo ou psicanalista se sentir qualquer um dos sintomas. Para casos mais graves, é recomendado consulta ao psiquiatra, para que, combinado de remédio e psicoterapia tenha o melhor tratamento.

Author: Clínica Psicanalítica | Redação

Neste espaço você encontra textos, resenhas, pesquisas bibliográficas e informação da Psicanálise. A ideia é promover um conhecimento básico acerca de questões de saúde mental e clínica psicanalítica. Danilo Michael Hadek - Psicólogo CRP 06/202786.