Ter insegurança, desacreditar, procrastinar, enfim, são muitas as situações que a insegurança podem nos afetar.
Para começar, a insegurança aparece cada vez mais em nosso dia a dia. Sobretudo, aparecem na forma de diversas crenças limitantes, que sustentam o sentimento de falta de segurança
Então, essas crenças, fundadas nas nossas relações interpessoais e no ambiente em que nos inserimos. Assim, nos colocam em um estado emocional de medo e apatia fazendo com que o individuo perca o prazer nas atividades do dia a dia.
Além disso, a insegurança, em um contexto geral, é melhor definida quando comparada com o seu oposto: a segurança.
O que é insegurança
Enquanto a segurança nos remete a uma ideia de conforto, tranquilidade e certeza, ser inseguro(a) nos remete a uma falta de todos esses elementos. Assim, a insegurança é um sentimento que se liga ao medo e à incerteza.
Na maioria das vezes, a insegurança está ligada a uma dificuldade da pessoa em acreditar em si e no seu potencial.
Por isso, eventualmente, crenças ligadas ao medo de não ser capaz, medo de não obter sucesso. Ou ainda, de ter a sua vulnerabilidade exposta de alguma maneira causam sofrimento ao sujeito.
Desse modo, o sentimento de incapacidade e de não merecimento pode levar a pessoa insegura a desenvolver problemas relacionados à sua autoestima. Ou seja, como é vista pelos outros e à sua autoimagem — como ela própria se vê.
Então, isso pode acabar induzindo a uma necessidade de preencher esse “vazio interior” através de figuras de segurança. Tais, supostamente são capazes de prover essas deficiências que a pessoa sente que tem. Além disso, isso acaba gerando situações de dependência emocional e afetiva.
Leia também: Textos e livros sobre psicanálise
Em conclusão, a insegurança está ligada a situações de estresse presentes no contexto familiar ou no ambiente no qual a criança vive.
Por isso, uma boa relação que pode ser feita é a de que a falta de segurança está intimamente relacionada com o medo. Dessa maneira, situações que produzam essa emoção são potenciais geradores de insegurança.
Então, com o auxílio de um psicoterapeuta — psicanalista e psicólogo, é possível avaliar as situações que possivelmente construíram o sentimento de insegurança que te incomoda.
Neste sentido, você será capaz de lidar melhor com essa questão a partir do autoconhecimento. Aliás, nestes casos, a terapia online pode funcionar muito bem, em especial até o estabelecimento de um vínculo com acolhimento.