Site Overlay

Ansiedade

Vamos falar sobre crise para ansiedade, como lidar com os sintomas e possível terapia para ansiedade?

Para começar devemos nos perguntar e saber responder quais são os sintomas de uma pessoa ansiosa e como reconhecer a sensação em nossos comportamentos cotidianos.

Atendimento online

Envie mensagem pelo WhatsApp

Ansiedade: sintomas

Em uma sociedade exigente, com grande velocidade das informações, a ansiedade aparece como um sintoma cada vez mais frequente. Neste sentido, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo.

Entenda o que uma crise de ansiedade pode causar no corpo,

Para você fazer uma breve reflexão e um teste sobre uma possível crise de ansiedade, elencamos abaixo alguns dos sintomas — físicos e mentais, mais comuns de quem sofre do transtorno:

  1. Agitação
  2. Boca seca e paladar sensível
  3. Dificuldade de concentração
  4. Enchaqueca
  5. Dor de estômago
  6. Enjoo e ânsia de vômito
  7. Fala acelerada
  8. Falta de ar e respiração ofegante
  9. Insônia
  10. Irritabilidade
  11. Sensação de que vai morrer
  12. Palpitação e dor no peito
  13. Pensamentos difusos
  14. Preocupação exagerada
  15. Sentimento de que algo ruim possa acontecer
  16. Suor nas mãos
  17. Tensão muscular e dores no corpo
  18. Tremedeira descontrolada
  19. Tontura
  20. Vontade de roer as unhas ou fumar compulsivamente

Desse modo, fique atento a qualquer sinal mais intenso desses sintomas, especialmente se tais comportamentos atrapalham suas tarefas diárias. Busque ajuda de um profissional da saúde mental para tratar com terapia para ansiedade.

Em seguida, convido você assistir vídeo do psicanalista Christian Dunker acerca do transtorno do espectro de ansiedade:

 

O psicanalista cita estudo recente sobre a epidemiologia de saúde mental em São Paulo que aponta que de 5% a 10% da população sofre em algum grau do transtorno, como crises de ansiedade.

Vale lembrar que o Brasil tem o maior índice de pessoas com o transtorno no mundo. Segundo a OMS, o país possui aproximadamente 19 milhões de pessoas com a doença.

A situação piorou durante a pandemia. Uma pesquisa da UFRS aponta que 80% população tornou-se mais ansiosa durante este período, enquanto a média em alguns países é de 30%.

Anorexia – sintomas e tratamento

Por que sentimos ansiedade

É bom deixar claro, como já elencamos no início do artigo, que a causa da ansiedade é uma reação natural do corpo e de nosso estado mental em relação a acontecimentos futuros. 

Aliás, um certo nível de ansiedade foi importante para o processo evolutivo da humanidade. Afinal, ao preocupar-se com as incertezas da sobrevivência, o homem primitivo aumentou a chance de sobreviver no planeta.

Certamente existe um limiar entre um estado de ansiedade benéfico ao sujeito que obviamente sofre dos malefícios desse sintoma, que desloca e paralisa o sujeito.

Portanto, é importante conhecer as reações que você tem diante de eventos futuros. Caso um simples almoço, uma reunião corriqueira no condomínio ou uma viagem de final de semana já lhe causam um estado ansioso, é bom procurar ajuda de um psicólogo ou psicanalista e terapia para ansiedade.

Os tipos de ansiedade

Podemos classificar o estado ansioso em três tipos de ansiedade:

  • Ansiedade generalizada

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é uma preocupação demasiada aliada a um estado de stress. Ocorre quando qualquer evento já lhe causa uma sensação ruim e atrapalhe atividades simples.

  • Fobia social

A fobia social é bastante comum, e manifesta-se geralmente quando o sujeito encontra-se diante de outras pessoas. A fobia social pode desenvolver-se com outros tipos de fobia, como a claustrofobia (medo de locais fechados) e a agorafobia (medo de ficar sozinho em locais públicos).

  • Síndrome do pânico

A síndrome do pânico é também um transtorno do espectro de ansiedade. Muitas pessoas sentem uma sensação muito forte como se estivessem tendo um ataque do coração.

  • Transtorno obsessivo-compulsivo

O transtorno obsessivo-compulsivo é conhecido pela sigla TOC. Possui diversos graus e pode desenvolver-se como um distúrbio psiquiátrico. O indivíduo desenvolve uma culpa e medo de perder o controle de uma situação ou ser responsável pelo acontecimento de algo terrível. 

  • Stress pós-traumático

O transtorno de estresse pós-traumático é também conhecido pela sigla TEPT. É um transtorno do espectro de ansiedade ocasionado por um evento traumático no qual o sujeito enfrenta situação de intensa tristeza e angústia.

Como diminuir os sintomas

É possível tratar e controlar o transtorno do espectro de ansiedade sem remédios. Para isso, procure ter um estilo de vida mais saudável, pratique esportes e busque atividades lúdicas e terapia para ansiedade com psicólogo ou psicanalista. Dê preferência para o atendimento psicológico presencial.

A combinação de uma vida leve e saudável são aliados que ajudam a diminuir os sintomas.

Conclusão

Por fim, a conclusão é que os sintomas do transtorno do espectro de ansiedade são diversos e variados. Nem toda sensação denota algo grave.

Entretanto, caso você sinta que os sintomas mencionados atrapalham a sua vida profissional, amorosa ou social, busque uma ajuda especializada. Sendo assim, é a melhor forma de tratar esse que é considerado o mal do século.

Ou seja, é possível curar-se apenas com psicoterapia e análise pessoal, sem a necessidade de medicação.

Portanto, para lidar com a ansiedade e outros sentimentos que fazem você sofrer, a ajuda de um profissional psicólogo ou psicanalista é importante para falar sobre o que te incomoda e juntos encontrarem possibilidades de lidar com isso.

Marque atendimento. Juntos podemos lidar melhor com a ansiedade.