Existem etapas ou fases no luto, ou seja, a pessoa enlutada percorre um caminho nem sempre retilíneo e uniforme em busca de elaborar todo o processo de passar pelo luto, seja da perda de um amigo, ente querido, pessoa amada, objeto ou condição/posição.
A observação do luto valida a percepção sobre o processo, que se divide em etapas. Existem algumas teorias sobre as etapas do luto, variando em quantidade e detalhes. Entretanto, há a compreensão geral inerente ao ser humano vivenciar a dor do luto por etapas, alguns momentos são notórios durante o processo.
Óbvio, como lidamos a singularidade, é esperado que cada indivíduo viva as etapas ou fases do luto de um modo individual. Uma pessoa enlutada pode superar o luto passando apenas por uma fase, enquanto outra pessoa pode não viver uma fase e seguir de uma etapa a outra, entre outras possibilidades de vivenciar emoção tamanha da perda.
Solicitar atendimento
Etapas ou fases do luto
Em síntese, uma das teorias do luto mais difundidas segue sendo a psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross. Referência no atendimento a doentes terminais, considera 5 etapas do luto na obra On Death and Dying:
- Negação
- Raiva
- Barganha
- Depressão
- Aceitação
As pessoas costumam pensar nas fases do luto como semanas ou meses duradouros, mas elas são respostas a sentimentos que podem durar minutos ou horas à medida que entramos e saímos de um e depois de outro.
1: negação
Para começar, é comum assumir a negação como um mecanismo de defesa. Assim, é uma maneira de processar de forma gradual a perda, permitindo uma acomodação da informação condizente com a capacidade da pessoa suportar tamanha dor.
À medida que começa a aceitar que as coisas não serão mais como antes, ela começa a lidar com a tristeza e a raiva. Em geral, uma fases do luto.
2: raiva
Se a negação envolve um processo de absorção da nova situação, a raiva é a tentativa de mascarar emoções, é uma etapa rebelde. A pessoa fica com raiva, tem emoções como a tristeza, ressentimento e sensação de abandono.
3: negociação
Inevitavelmente o luto inclui a sensação de desamparo e vulnerabilidade. Busca de possibilidades com desfechos alternativos (ainda que impossíveis), seja se perguntando o que poderia ter sido feito diferente.
4: depressão
Luto é lidar com a perda. É impossível voltar à vida como era. Surgem sentimentos como desinteresse, desânimo e sensação de vazio. O estágio da depressão do luto parece que irá durar para a eternidade. Este sentimento é saudável e indica como lida com as perdas, é uma resposta para a boa saúde mental.
5: aceitação
Aceitação é aceitar a realidade de que o objeto se foi (ou nunca existiu). Ou seja, a realidade está posta e como iremos seguir daqui para frente.
O que é o luto
Para começar, o luto é um processo natural que evolve emoções de sentir a ausência de alguma coisa, pessoa ou situação, ou seja, sentimos um vazio e uma angústia ocasionados pela perda do objeto.
O processo do enlutado é subjetivo e individual. Ou seja, cada indivíduo possui o seu jeito de encarar, interpretar e viver vazio e a dor da perda do objeto em todas as fases do luto.
Neste sentido, os sintomas do processo do luto são diversos e variados. Nem toda sensação denota algo grave, fazendo parte do processo de elaboração da perda.
Entretanto, caso você sinta que os sintomas mencionados atrapalham a sua vida profissional, amorosa ou social, busque uma ajuda especializada. É a melhor forma de lidar com o luto. Sim, é possível elaborar o luto com psicoterapia e análise pessoal, sem a necessidade de medicação.