Anorexia é um distúrbio de autoimagem muito sério que afeta a saúde de quem sofre com ela.
Nós sabemos que ainda há um padrão de beleza imposto pela sociedade, principalmente com a exposição nas mídias, mesmo com a luta pela aceitação de corpos reais. Ou seja, o estigma das pessoas gordas e a ideia de corpo perfeito são algumas das nuances da questão.
Assim, o estímulo a busca pelo corpo perfeito, sem barriga, sem gordura e livre da flacidez. Essa ilusão faz com que transtornos alimentares como a anorexia e a bulimia ainda sejam uma realidade. Para combater essa disfunção social, é importante entender o que é a anorexia e quais as consequências para o corpo.
O que é anorexia
Anorexia é um transtorno alimentar que afeta pessoas de ambos os sexos, e é mais comum entre os jovens. A pessoa anoréxica é obcecada pela magreza e isso pode provocar sérios problemas de saúde. A anorexia tem origem psicológica. Ou seja, quando a pessoa se olha no espelho ela se vê acima do peso, independentemente do quão magro esteja.
Além disso, as pessoas com anorexia param de comer e ainda buscam formas de emagrecer mais ainda, como exagerar em atividades físicas, usar laxantes e diuréticos, fazer jejum e forçar vômito. Tudo isso faz com que o corpo se definhe, chegando a um grau excessivo de desnutrição e podendo até mesmo levar a morte.
Tipos de anorexia
A anorexia também é conhecida como anorexia nervosa. Mas, afinal, o que é a anorexia nervosa? É o medo extremo de engordar, seguindo a busca excessiva pelo emagrecimento. Isso é causados pela distorção da imagem corporal. Neste sentido, a anorexia nervosa pode ser do tipo restritivo, no qual a pessoa limita a alimentação, ou a compulsão alimentar.
Tratamentos para anorexia
Antes de mais nada, o primeiro passo é diagnosticar a anorexia por meio de uma avaliação médica e de exames para analisar os problemas causados pela doença. Só então a pessoa deve começa o tratamento com uma equipe multidisciplinar.
O tratamento é feito com o acompanhamento psicológico e formas alternativas de tratar a ansiedade e depressão. Em alguns casos é possível que o médico receite remédios para ajudar no controle. Entretanto, o mais indicado é a terapia e mudanças de hábitos.
Após esse primeiro momento, a pessoa passa por uma reintrodução alimentar gradativa, para evitar danos ao corpo e para que o organismo volte a se acostumar. O objetivo é voltar ao peso saudável. O ideal é que o paciente engorde cerca de 0,5 a 1,4kg por semana, que é o ganho de peso considerado seguro.
Além disso, é muito importante a pessoa busque apoio da família e amigos. É fundamental que o anoréxico não se isole e receba apoio e carinho nesse momento difícil.
Ou seja, o primeiro passo é aceitar que se tem um transtorno alimentar. É um processo longo e difícil. Buscar o tratamento adequado e continuar com acompanhamento médico e psicológico são vitais para que não haja nenhuma recaída.