Site Overlay

Abordagem Psicanalítica

A abordagem psicanalítica oferece uma experiência de (des)conhecimento sobre si. A análise pessoal não serve para descobrir a sua “verdadeira essência”, não é autoconhecimento. É preciso desejar se perguntar (ou não) a respeito de algo.

Neste sentido, a clínica com abordagem psicanalítica contribui para o estímulo da percepção e autonomia do sujeito, que busca a elaboração de questões sobre si para o alívio de sintomas.

Dessa forma, fazer análise com abordagem psicanalítica não é falar, e sim ter uma posição de escuta em relação ao seu próprio discurso. A psicanálise deseja a lógica da inconsistência.

Sendo assim, você faz análise com abordagem psicanalítica para descobrir que o seu desejo é o desejo do outro e você vai decidir se quer ou não. Portanto, na clínica psicanalítica você encontra a oportunidade de viver sem o peso dos ideais e a queda de várias suposições. Afinal, você não “tem que” nada, mas pode desejar.

​Nas sessões, você será convidado a falar livremente e explorar indagações do inconsciente. A psicanálise é um convite a um processo de mudanças com acolhimento e atenção.

Ou seja, não existe uma fórmula pronta e cada caso é um caso. Juntos, vamos desconstruindo certezas, entendendo e construindo caminhos novos e ainda não percorridos, numa conversa entre inconscientes um a um.

Leia também: EGO e a segunda tópica de Freud

As cartas de Freud para Fliess

Sendo assim, é curioso dizer que a abordagem psicanalítica online não é algo extremamente novo. Podemos dizer que a psicanálise\ à distância já foi conduzida por Sigmund Freud. O “Pai da Psicanálise” tinha o hábito de comunicar-se por meio de cartas com pacientes e outros médicos psicanalistas, pediatras e psiquiatras, como seu amigo pessoal Fliess.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Clínica Psicanalítica (@clinicapsicanaliticabr)

Clínica psicanalítica

Desse modo, em nossa Clínica Psicanalítica temos a proposta de possibilitar o atendimento com abordagem psicanalítica a todos interessados em análise pessoal. O atendimento é realizado por valores acessíveis a cada interessado, sustentando o processo na demanda analítica.

Nosso primeiro contato, por meio de uma entrevista inicial, é isenta de pagamento, não tem custo algum. Portanto, hesite, pense e entre em contato quando achar melhor. Vamos escutar a sua história.

Agende uma entrevista inicial

Envie mensagem pelo WhatsApp.

Author: Clínica Psicanalítica | Redação

Neste espaço você encontra textos, resenhas, pesquisas bibliográficas e informação da Psicanálise. A ideia é promover um conhecimento básico acerca de questões de saúde mental e clínica psicanalítica.