Site Overlay

Psicanalistas famosos

Sou psicanalista. Um psicanalista é uma pessoa que tenta ajudar as pessoas a se transformarem pelo uso da palavra. A palavra tem poderes mágicos. Bem dizem os textos sagrados que no princípio de todas as coisas está a palavra. A palavra faz milagres“. — Rubem Alves

Consultar um psicanalista: envie mensagem pelo WhatsApp.

A psicanálise é uma ciência que estuda a mente humana e suas emoções. Assim, para os psicanalistas, é importante conhecer e entender as teorias e abordagens de psicanalistas famosos que vieram antes de nós.

— Psicanalista em São Paulo/SP

Psicanalistas mais famosos

A seguir, destacamos dez dos mais importantes psicanalistas da história, incluindo alguns psicanalistas brasileiros famosos, e suas contribuições para a compreensão da psique humana.

Sigmund Freud

(6 de maio de 1856 – 23 de setembro de 1939)

Considerado o pai da psicanálise, Freud foi o primeiro a desenvolver uma teoria sistemática sobre a mente inconsciente e sua influência no comportamento humano. S. Freud era médico neurocirurgião, e tornou-se o fundador da psicanálise. Seus livros mais conhecidos são “A Interpretação dos Sonhos” e “Mal-Estar na Civilização”.

Carl Jung (Psicologia Analítica)

(26 de julho de 1875 – 6 de junho de 1961)

Colaborador de Freud, Jung desenvolveu sua própria teoria psicológica, que inclui conceitos como o inconsciente coletivo e os arquétipos. Seu livro mais famoso é “O Livro Vermelho“.

Jacques Lacan

(13 de abril de 1901 – 9 de setembro de 1981)

Influenciado por Freud e Heidegger, Lacan desenvolveu uma teoria da psicanálise que inclui conceitos como o desejo, a linguagem e a estruturação da subjetividade. Seu livro mais conhecido é “A Escritura e a Diferença”.

Sandor Ferenczi

(7 de julho de 1873 – 22 de maio de 1933)

Psicanalista húngaro, Ferenczi é conhecido por sua abordagem centrada na relação terapêutica e sua teoria da importância do contato corporal na terapia. Seus livros mais importantes incluem “A Evolução da Psicanálise” e “Terapia Psicanalítica Final”.

D. Winnicott

(7 de abril de 1896 – 25 de janeiro de 1971)

Psicanalista e médico pediatra britânico, Winnicott é conhecido por sua abordagem centrada na criança e sua teoria da “zona de desenvolvimento potencial”. Seus livros mais importantes incluem “Crianças e Seus Pais” e “Jogos e Realidade”.

Psicanalistas mulheres

Psicanalista Anna Freud

(3 de dezembro de 1895 – 9 de outubro de 1982)

Filha de Sigmund Freud, Anna desenvolveu a psicanálise infantil e é conhecida por suas contribuições para o estudo da personalidade infantil. Seu livro mais importante é “O Ego e os Mechanismos de Defesa”.

Karen Horney

(16 de setembro de 1885 – 4 de dezembro de 1952)

Psicanalista feminista, Horney argumentou que a neurose é resultado de conflitos sociais e culturais, e não apenas psicológicos. Seu livro mais importante é “O Problema da Neurose no Século XX”.

Psicanalista Melanie Klein

(30 de março de 1882 – 22 de setembro de 1960)

Psicanalista infantil britânica, Klein é conhecida por sua teoria da relação mãe-bebê e pelo seu trabalho com crianças. Seu livro mais importante é “A Teoria da Psicanálise de Crianças”.

Psicanalistas brasileiros

Nise da Silveira

(15 de fevereiro de 1905 – 30 de outubro de 1999)

Psicanalista e médica brasileira, da Silveira é conhecida por sua abordagem inovadora e crítica à psicanálise, além de sua defesa da arte como forma de expressão e cura. Seu livro mais importante é “Psicanálise e Arte”.

Sérgio Telles

(14 de abril de 1936 – 24 de janeiro de 2022)

Psicanalista e professor brasileiro, Telles é conhecido por sua abordagem sistêmica e interdisciplinar da psicanálise, além de sua atuação em projetos sociais. Seus livros mais importantes incluem “Psicanálise e Cultura” e “Psicanálise e Cidadania”.

Esses psicanalistas e suas teorias e publicações têm sido de enorme importância para a compreensão da psique humana e para o desenvolvimento da psicanálise contemporânea.

Além disso, suas teorias e técnicas têm sido utilizadas para tratar diversas condições psicológicas, incluindo ansiedade, depressão e transtornos de personalidade.

Em resumo, a psicanálise é uma ciência fascinante e complexa, e os psicanalistas famosos listados aqui são apenas alguns dos muitos profissionais que têm contribuído para sua evolução e desenvolvimento ao longo dos anos.

Acompanhar o trabalho destes psicanalistas famosos é uma ótima maneira de entender mais sobre a mente humana e suas emoções, e de se aprofundar na psicanálise como uma ciência.

Author: Clínica Psicanalítica | Redação

Neste espaço você encontra textos, resenhas, pesquisas bibliográficas e informação da Psicanálise. A ideia é promover um conhecimento básico acerca de questões de saúde mental e clínica psicanalítica.