O psicólogo infanto juvenil e psicanalista infantil, a partir da psicologia do desenvolvimento e da psicoterapia, investiga a evolução psicológica ao longo da história de vida da criança, com foco especial na primeira infância, período basal para a formação da personalidade.
Um ambiente e suporte saudável para o desenvolvimento e amadurecimento do bebê inclui acompanhamento psicológico e psicoterapia com psicólogo infanto juvenil, aliado à assistência de um médico pediatra.
Solicitar atendimento
Psicólogo infanto juvenil – atendimento
Quando consideramos o atendimento psicológico infanto juvenil (da criança e do adolescente), a psicoterapia e a abordagem psicanalítica, especialmente pelo psicanalista infantil Melanie Klein e Winnicott propõem belos trabalhos na relação da criança com o psicoterapeuta e psicólogo infantil.
Freud, o fundador da psicanálise, destacou a importância das primeiras experiências na formação da psique.
A teoria freudiana discorre acerca de que os eventos da infância, as marcas mnêmicas, desencadeiam conflitos emocionais que se repetem atualizando o passado no presente. Afinal, o inconsciente é atemporal. Desse modo, é válido um trabalho psicanalítico com as crianças em determinados momentos de seu desenvolvimento.
“As crianças são completamente dominadas por seus impulsos instintivos” (Freud, 1915).
A psicanalista infantil Melanie Klein, paciente do psicanalista Sandor Ferenczi, amigo de Freud, trouxe contribuições significativas para a compreensão do mundo interno da criança.
Klein destaca a importância das fantasias inconscientes na vida emocional da criança antes mesmo da primeira infância. A psicanalista valida que, desde o nascimento, a criança está envolvida em um mundo de fantasia, onde os objetos são percebidos em termos de amor e ódio.
“O bebê desde o início leva uma vida emocional intensa e complexa” (Klein, 1932).
Solicitar atendimento
Sándor Ferenczi enfatiza a necessidade de compreender a criança em seu contexto emocional e relacional. O psicanalista húngaro observou que “o que quer que nos repugne no outro pode levar-nos a uma melhor compreensão de nós mesmos”. Com isto, teoriza que as reações emocionais das crianças por vezes refletem questões mais profundas sobre suas próprias experiências e necessidades.
Já o pediatra Donald Winnicott teoriza sobre as interações entre o bebê e o ambiente. O também psicanalista destaca a importância do ambiente facilitador para o desenvolvimento saudável.
Para Winnicott, o psicólogo infanto juvenil irá fornecer um ambiente “bom o suficiente”, no qual a criança possa explorar seu mundo interno com segurança. Como afirma o psicanalista e médico pediatra: “A dependência não é uma falha de maturidade; é uma parte normal e saudável do desenvolvimento humano.”
“Não existe tal coisa como uma criança, única e isolada. Existe apenas um ser humano que se tornará adulto.” (Winnicott, 1964).
Assim, ao aplicar a psicanálise no atendimento infantil, o psicólogo considera não apenas os sintomas manifestos, mas também os processos inconscientes subjacentes. Através da investigação das fantasias, desejos e defesas da criança, o psicólogo ajuda a trazer à luz os conflitos emocionais, promovendo assim um desenvolvimento mais saudável e integrado.
Psicólogo infanto juvenil para mentes saudáveis
Você já parou para pensar como o mundo pode parecer imenso e desafiador aos olhos de uma criança?
Cada nova experiência, cada emoção intensa, é como navegar por um oceano de descobertas. Nesse mar, muitas vezes revolto, de crescimento e aprendizado, o psicólogo infanto juvenil pode ser o farol a conduzir a criança navegando e fazendo travessias por meio das grandes descobertas da infância.
Winnicott, renomado psicanalista infantil, nos ensinou que o desenvolvimento saudável da criança depende do ambiente que a rodeia. Da mesma forma, pediatras contemporâneos ecoam essa necessidade de cuidado integral, enfatizando a importância não apenas da saúde física, mas também da saúde mental desde tenra idade.
“O brincar é a mais alta forma de pesquisa. É o trabalhar da infância.”
Para os pais e responsáveis, a busca por um psicólogo infantil não é apenas uma escolha, mas um investimento no bem-estar e no futuro de seus filhos. É um convite para compreender mais profundamente o mundo interior da criança e oferecer-lhe as ferramentas necessárias para navegar pelas águas da vida com confiança e resiliência.
Solicitar atendimento com psicanalista infantil
Um psicólogo que atende crianças é especialista em lidar com as emoções e os enigmas da mente e do comportamento da criança/infantil. Eu, como psicólogo infanto juvenil e psicanalista infantil ofereço o apoio emocional e devolutiva ao pais/responsáveis – mãe e pai, para lidar com as possíveis demandas e conflitos da infância que a criança demandar.
Desde ansiedade e medos até questões de comportamento e aprendizado, o profissional psicólogo da clínica da criança — o psicólogo infantil, está lá para ajudar.
Psicólogo Infantil e a clínica da criança
Na Escola:
O Psicólogo infantil atua como facilitador do aprendizado, promovendo ambientes escolares saudáveis e estimulantes. Estes profissionais desenvolvem estratégias para lidar com desafios acadêmicos, ajudam na construção de habilidades sociais e fortalecem a autoestima dos pequenos.
Na clínica, por meio de um diagnóstico interventivo é possível entender o ponto de vista da criança, trabalhar a caixa lúdica e criar um ambiente facilitador para hipótese diagnóstica, intervenção e devolutiva aos pais.
Na Saúde:
Em parceria com pediatras, o psicólogo infantil integra a equipe oferecendo suporte emocional a crianças em tratamento médico ou mesmo crianças e jovens que acompanham os pais em tratamento. Os psicólogos clínicos na saúde auxiliam na compreensão das emoções associadas a doenças e colaboram para o bem-estar geral da criança.
No Social:
A psicóloga infantil desempenha um papel fundamental na integração social dos pequenos. Trabalhando com crianças em grupo, os psicólogos infantis podem promovem a empatia, a cooperação e a aceitação.
O trabalho do psicólogo infanto juvenil é construir pontes para relacionamentos saudáveis desde os primeiros anos de vida. Aqui vale destacar a importância do psicólogo social em SAICA, SASF e outros equipamentos públicos de integração social de crianças e jovens.
“O brincar cria e exprime a personalidade.” – Winnicott
Psicoterapia infantil
Em resumo, os psicólogos da clínica da criança podem — por meio da psicoterapia infantil, ser suporte em relação ao emocional das crianças que enfrentam cada qual as suas próprias particularidades no modo como se defrontam com as adversidades e frustrações da vida.
Certamente ao investir no apoio psicológico desde cedo, estamos pavimentando o caminho para uma geração mais saudável e resiliente. Então, pais e responsáveis, não hesitem em buscar o apoio de um psicólogo infanto juvenil.
Eu tenho certeza que a psicologia infantil pode ajudar muito. Sendo assim, me coloco para uma conversa com os pais para que possamos conversar e entender quais são os comportamentos e atitudes inesperadas dada idade da criança atendida.
É tempo de cultivar mentes felizes, de promover a saúde mental desde a infância. Portanto, caso queira consultar um psicólogo para a criança, o meu trabalho é fortalecer a relação entre pais e filhos.