Médico Psiquiatra

Um médico psiquiatra é uma pessoa formada em medicina, com CRM, e especialização médica no tratamento de transtornos mentais.

Como os psiquiatras são formados em medicina e treinados na prática da psiquiatria, eles são um dos poucos profissionais no campo da saúde mental capazes de prescrever medicamentos, tais como fluoxetina, ritalina, sertralina, clonazepam, alprazolam, escitalopram, entre outros, para tratar problemas de saúde mental. Um psiquiatra também pode praticar a psicoterapia.

Os psiquiatras podem trabalhar como parte de uma equipe de saúde mental, muitas vezes consultando médicos de cuidados primários, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiras psiquiátricas. Neste sentido, os psiquiatras também trabalham com psicólogos, mas não devem ser confundidos com estes profissionais. Psicólogos não são médicos e não podem prescrever medicamentos.

DSM-5

Além disso, os psiquiatras são orientados pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) emitido pela Associação Psiquiátrica Americana. Embora os psicólogos frequentemente se refiram ao DSM-5, eles também contam com testes psicológicos padronizados – como o Minnesota Multiphasic Personality Inventory (Inventário de Personalidade Multifásico de Minnesota) – para direcionar o atendimento.

Psiquiatras e Saúde Mental

De acordo com o Occupational Outlook Handbook publicado pelo Bureau of Labor Statistics, “psiquiatras são médicos primários de saúde mental”. Entre suas principais responsabilidades estão o diagnóstico e tratamento de condições de saúde mental.

Os psiquiatras usarão uma variedade de técnicas para determinar se os sintomas de uma pessoa são psiquiátricos, o resultado de uma doença física ou uma combinação de ambos. Isso requer que o psiquiatra tenha um forte conhecimento de medicina geral, psicologia, neurologia, biologia, bioquímica e farmacologia.

Talvez mais do que qualquer outro médico, os psiquiatras são hábeis nas relações médico-paciente e treinados para usar a psicoterapia e outras técnicas de comunicação terapêutica para diagnosticar e monitorar qualitativamente as condições mentais. O tratamento pode ser realizado em nível ambulatorial ou em regime de internação em um hospital psiquiátrico.

Tipos de transtornos mentais

Os tipos de transtornos mentais são abrangentes. Alguns dos tipos mais conhecidos podem ser amplamente caracterizados da seguinte forma:

• Transtornos de ansiedade, incluindo transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno do pânico (TP), fobias e transtorno de ansiedade social (TAS);
  • Transtornos obsessivo-compulsivos e relacionados, incluindo transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), tricotilomania e transtorno de acumulação;
  • Distúrbios alimentares, incluindo anorexia nervosa (AN), transtorno da compulsão alimentar periódica e bulimia nervosa (BN);
  • Transtornos do humor, incluindo transtorno bipolar (TB), transtorno depressivo maior (TDM) e transtorno do humor induzido por substância;
  • Transtornos de personalidade, incluindo transtorno de personalidade limítrofe, transtorno de personalidade narcisista (TPN), transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva e transtorno de personalidade paranoide;
  • Transtornos psicóticos, incluindo esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo e transtorno psicótico induzido por substância;
    Distúrbios específicos de aprendizagem, incluindo discalculia e dislexia.

A psiquiatria, a psicologia e a neurologia

A psiquiatria está situada em um meio termo entre a psicologia (o estudo do comportamento e da mente) e a neurologia (o estudo do cérebro e do sistema nervoso). Na prática, um psiquiatra considerará os sintomas de problemas de saúde mental de duas maneiras:

Avaliar o impacto de uma doença, trauma físico ou uso de substâncias no comportamento e estado mental de uma pessoa;
Avaliar sintomas em associação com a história de vida de uma pessoa e/ou eventos ou condições externas (como trauma emocional ou abuso).

A abordagem, conhecida como modelo biopsicossocial, exige que o psiquiatra utilize múltiplas ferramentas para fazer um diagnóstico e dispensar o tratamento adequado.

Exame do estado mental

Exames do estado mental (EEM) são uma parte importante da avaliação clínica de uma condição psiquiátrica. É uma forma estruturada de observar e avaliar a função psicológica de uma pessoa a partir da perspectiva da atitude, comportamento, cognição, julgamento, humor, percepção e processos de pensamento.

Dependendo da condição presumida, o psiquiatra usaria uma variedade de testes psicológicos para estabelecer a presença de sintomas característicos e avaliar sua gravidade. Com base nos resultados, o psiquiatra consulta então o DSM-5 para verificar se os sintomas atendem aos critérios diagnósticos para o transtorno mental. Exemplos incluem:

• Testes de ansiedade, como o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e a Escala de Ansiedade Social de Liebowitz (LSAS);
  • Testes de depressão, como a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAM-D) e a Escala de Desesperança de Beck;
  • Testes de transtorno alimentar, como o Minnesota Eating Behavior Survey (MEBS) (Pesquisa de comportamento alimentício de Minnesota) e o Exame de Transtorno Alimentar (EDE);
  • Testes de transtorno de humor, como o My Mood Monitor Screen (Minha tela de monitoramento de humor) e a Altman Self-Rating Mania Scale (ASRM);
  • Testes de transtorno de personalidade, como o Shedler-Westen Assessment Procedure (SWAP-200) e o McLean Screening Instrument for Borderline Personality Disorder (MSI-BPD) (Instrumento de identificação para Transtorno de Personalidade Borderline);
  • Testes de psicose, como a Escala de Avaliação de Sintomas Negativos (SANS) e a Escala de Avaliação de Sintomas Positivos (SAPS).

Diagnóstico Biomédico

Como acontece com muitas condições médicas, o diagnóstico de doença mental geralmente envolve um processo de eliminação para explorar e excluir todas as causas possíveis. Conhecido como diagnóstico diferencial, o processo envolveria uma combinação de EEM e testes biomédicos para diferenciar a causa presumida de outras com sintomas semelhantes.

As ferramentas biomédicas usadas por um psiquiatra podem incluir:

• Um exame físico;
    Estudos de imagem cerebral, como tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (MRI) e tomografia por emissão de pósitrons (PET) para verificar se há tumores, hemorragias ou lesões;
  • Eletroencefalograma (EEG) para identificar irregularidades na atividade elétrica cerebral, incluindo epilepsia, traumatismo craniano ou obstrução sanguínea cerebral;
  • Exames de sangue para avaliar a química do sangue, eletrólitos, função hepática e função renal que podem afetar direta ou indiretamente o cérebro;
  • Triagem de drogas para detectar drogas ilícitas ou farmacêuticas em uma amostra de sangue ou urina;
  • Triagem de DST para detectar sífilis, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis que podem afetar o cérebro.

Psicoterapia

A psicoterapia com psicólogo é essencial tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento da doença mental. Envolve reuniões regulares com os pacientes para conversar sobre seus problemas, comportamentos, sentimentos, pensamentos e relacionamentos.

O objetivo do psiquiatra é ajudar as pessoas a encontrar soluções para seus problemas, explorando padrões de pensamento, comportamentos, experiências passadas e outras influências internas e externas.

Pessoas em psicoterapia podem se encontrar com seu psiquiatra individualmente ou como parte de uma sessão familiar ou em grupo. Dependendo do diagnóstico e/ou gravidade dos sintomas, a psicoterapia pode ser usada por um período específico de tempo ou de forma contínua.

Muitas pessoas que passaram por um episódio depressivo maior provavelmente terão outro. Um estudo de meta-análise de 2014 analisou as taxas de recaída a longo prazo da depressão após a psicoterapia.

Os pesquisadores encontraram uma taxa média de recaída de 0,39, mas as pessoas que fizeram psicoterapia tiveram menos probabilidade de sofrer recaídas do que aquelas que passaram por tratamentos de comparação.

Medicamentos psiquiátricos

Medicamentos são comumente usados em psiquiatria, cada um com diferentes propriedades e efeitos psicoativos. Um psiquiatra precisa ser bem versado tanto no mecanismo de ação (como um medicamento funciona) quanto na farmacocinética (o modo como um medicamento se move pelo corpo) de qualquer medicamento prescrito.

A terapia medicamentosa combinada (o uso de dois ou mais medicamentos) é frequentemente usada em psiquiatria e pode exigir ajustes contínuos para atingir o efeito pretendido. Encontrar a combinação certa pode levar tempo e geralmente é um processo de tentativa e erro.

Os medicamentos usados em psiquiatria são amplamente classificados em seis classes diferentes:

• Antidepressivos usados para tratar depressão, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares e transtorno de personalidade limítrofe;
  • Antipsicóticos usados para tratar esquizofrenia e episódios psicóticos;
  • Ansiolíticos usados para tratar transtornos de ansiedade;
  • Depressores, como hipnóticos, sedativos e anestésicos. usado para tratar ansiedade episódica, insônia e pânico;
  • Estabilizadores de humor usados para tratar transtorno bipolar e transtorno esquizoafetivo;
  • Estimulantes usados para tratar TDAH e narcolepsia.

Como encontrar um bom psiquiatra?

Encontrar-se com um psiquiátrico pela primeira vez pode ser extremamente estressante. Geralmente ajuda saber o que esperar e quais perguntas fazer para tirar o máximo proveito de um compromisso.

Espere gastar uma ou duas horas em sua primeira visita. Muitos psiquiatras iniciarão o exame medindo seus sinais vitais (temperatura, frequência cardíaca e pressão arterial) para estabelecer uma linha de base. Também pode haver a possibilidade de coleta de sangue. Se os seus sintomas o justificarem, o seu médico pode encaminhá-lo para mais testes ou exames.

Ao começar, o psiquiatra fará muitas perguntas para entender melhor a natureza de seus sintomas, bem como seu histórico familiar, histórico médico, tratamentos anteriores e uso de substâncias. Também ajuda trazer uma lista completa de medicamentos que você toma, tanto prescritos quanto não prescritos.

Tente ser o mais honesto e aberto possível durante a avaliação, mantendo-se no tópico para que o processo possa ser estruturado e focado.

Como este será seu primeiro encontro, aproveite para saber quem é seu psiquiatra. Sinta-se à vontade para perguntar sobre as credenciais do psiquiatra e como funciona a prática. Certifique-se de anotar suas perguntas com antecedência para não esquecer nada. Você também deve fazer anotações para garantir que tenha um registro preciso de sua discussão.

Traduzido e adaptado de Kendra Cherry, Kendra. “What Is a Psychiatrist? Medical Specialty Straddling Psychology and Neurology. In: Very Well Mind. Acesso em 09 de fevereiro de 2024.

Referência:

American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5), American Psychiatric Association, Arlington 2013.