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Filmes ajudam entender a complexidade do Eu

Para você que chegou aqui, pode estar procurando um profissional da psicologia infantil. Talvez eu possa te ajudar, entre em contato no link abaixo se precisar:

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E aí, gosta de filmes e séries? O texto a seguir abarca a relação entre o entretenimento dos filmes, séries e animações, a psicologia infantil e a psique humana. Ou seja, como os filmes e séries, por mais infantis que possam parecer trazem uma série de conteúdo que pode ser explorado para entender as emoções e a psicologia.

Psicologia infantil pode ser divertido para a mente da criança

Para começar, vamos falar da animação “Divertida Mente” (2015).

A história se passa principalmente dentro da mente de uma garota chamada Riley, onde suas emoções são personificadas como personagens principais: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho.

A narrativa começa com a chegada de Riley à adolescência, um momento de grandes mudanças em sua vida. Alegria, a emoção líder, sempre tenta manter Riley feliz e positiva, enquanto Tristeza, uma emoção incompreendida, parece atrapalhar as coisas.

Um evento significativo acontece quando a família de Riley se muda para uma nova cidade, o que desencadeia uma série de desafios emocionais para ela. Durante uma confusão, Alegria e Tristeza acabam sendo involuntariamente retiradas do centro de controle da mente de Riley e levadas para o mundo dos pensamentos abstratos.

Enquanto tentam encontrar o caminho de volta, Alegria e Tristeza passam por várias ilhas da personalidade de Riley, representadas por suas memórias fundamentais, como família, amigos e hobbies. Enquanto isso, Raiva, Medo e Nojinho tentam manter a estabilidade emocional de Riley na ausência de Alegria.

Durante a jornada, Alegria e Tristeza desenvolvem um entendimento mais profundo uma pela outra, percebendo que a tristeza é uma parte fundamental da vida, além de essencial para a formação de conexões emocionais significativas.

O clímax do filme ocorre quando Riley, em um momento de desespero, foge de casa. Alegria e Tristeza trabalham juntas para retornar ao centro de controle e ajudar Riley a lidar com suas emoções. Ao aceitar suas tristezas e permitir que outros a ajudem, Riley se reconecta com sua família e se adapta à sua nova vida.

O filme termina com Riley aprendendo a equilibrar suas emoções, entendendo que não precisa ser sempre feliz, mas sim permitir-se sentir e expressar uma variedade de emoções. Essa jornada emocional não apenas a ajuda a crescer, mas também a fortalece como pessoa.

“Divertida Mente” é uma história cativante que não apenas entretém, mas também oferece insights valiosos sobre a complexidade das emoções humanas e a importância de aceitar todos os aspectos de nossa psique emocional.

Ao procurar um psicólogo infantil para a criança, os pais estão justamente possibilitando à criança que crie condições de ser capaz de lidar e equalizar as suas próprias emoções, frustrações e desejos.

Psicologia infantil por trás da história do Naruto

Em seguida, vamos explorar a psicologia por trás da história familiar do Naruto.

A série Naruto, criada por Masashi Kishimoto, é muito mais do que um anime com narrativa de aventura e luta. Ela mergulha profundamente nas complexidades da psique humana, especialmente no que diz respeito às experiências traumáticas e à formação da identidade.

Antes de mais nada, quem já assistiu ao desenho, sabe que a história de Naruto é marcada pela ausência e pela perda. Desde o início, ele é retratado como um órfão, sem conhecimento de sua verdadeira família. Seu pai, Minato Namikaze, o Quarto Hokage, sacrificou-se para proteger a vila, enquanto sua mãe, Kushina Uzumaki, morreu logo após seu nascimento, durante o ataque da Raposa de Nove Caudas à Vila da Folha.

Essa falta de conexão familiar afeta o psicológico na vida de Naruto.

Ele cresce sem o apoio emocional de pais, o que o leva a buscar validação e reconhecimento de outras fontes, como seus amigos e a comunidade ninja. Essa necessidade de ser reconhecido pode ser vista como um sintoma de carência afetiva, comum em crianças que crescem sem figuras parentais consistentes.

Impacto na Identidade e Autoestima:

A ausência de uma família tradicional também influencia a identidade de Naruto. Ele é rotulado como o “filho da Raposa de Nove Caudas”, uma entidade temida e repudiada pela sociedade. Esse estigma o deixa com uma autoestima fragilizada e um profundo senso de inadequação.

A busca incessante de Naruto pelo reconhecimento e pelo título de Hokage não é apenas uma aspiração pessoal, mas também uma tentativa de provar seu valor e superar a rejeição que sofreu desde criança. Essa necessidade de validação externa pode ser interpretada como um sintoma de baixa autoestima e insegurança, comuns em indivíduos que enfrentaram traumas na infância.

Trauma e Resiliência:

Além da perda de seus pais, Naruto também enfrenta outras formas de trauma ao longo de sua jornada. Ele é constantemente desafiado, física e emocionalmente, e enfrenta a dor da solidão e do isolamento. No entanto, é essa mesma dor que o torna incrivelmente resiliente e determinado.

A resiliência de Naruto é um aspecto fundamental de sua personalidade. Apesar das adversidades, ele persevera e busca constantemente crescer e se fortalecer. Sua capacidade de encontrar significado em sua dor e usar suas experiências para se tornar uma pessoa melhor é uma poderosa ilustração dos processos de resiliência e crescimento pós-traumático na psicologia infantil.

Concluindo, embora Naruto seja um anime centrado em aventuras e artes marciais e “Divertida Mente” seja um filme de animação da Pixar que explora as emoções e o funcionamento da mente humana, ambos abordam a importância de reconhecer e lidar com as emoções, especialmente para crianças, mostrando como diferentes emoções podem impactar suas ações e decisões.

Tanto Naruto quanto “Divertida Mente” lidam com questões relacionadas à saúde mental e bem-estar emocional. Por exemplo, em “Divertida Mente”, a personagem principal, Riley, enfrenta desafios emocionais significativos ao se adaptar a uma nova cidade, o que pode ser comparado a transtornos de ansiedade ou depressão infantil. Da mesma forma, personagens em Naruto, como Naruto Uzumaki, Sasuke Uchiha e Gaara, enfrentam traumas emocionais que resultam em comportamentos complexos e desafios psicológicos.

Ainda, ambas as obras exploram o desenvolvimento da personalidade e como experiências de vida e interações sociais moldam a identidade das crianças. Em “Divertida Mente”, vemos como as memórias e experiências de Riley influenciam a formação de sua personalidade. Em Naruto, o desenvolvimento dos personagens principais é profundamente influenciado pela ausência de figuras fundamentais, refletindo conceitos de desenvolvimento psicológico infantil.

Desse modo, a psicoterapia e a psicologia infantil podem ser ferramentas valiosa para ajudar as crianças a lidar com esses sentimentos e emoções. Aqui está como a psicoterapia e a psicologia infantil podem ajudar:

Exploração e compreensão das emoções:

Um psicólogo pode ajudar os indivíduos a explorar e compreender suas emoções, incluindo tristeza, angústia e euforia. Isso pode ajudar a aumentar a consciência emocional e promover uma compreensão mais profunda de si mesmo.

Desenvolvimento de habilidades de enfrentamento:

A psicoterapia pode fornecer às pessoas ferramentas e estratégias para lidar com emoções difíceis, como técnicas de relaxamento, habilidades de resolução de problemas e práticas de autoaceitação.

Promoção de mudanças positivas de comportamento:

Ao longo do tempo, a psicoterapia pode ajudar os indivíduos a fazer mudanças (ou não) em seu comportamento e estilo de vida, promovendo uma melhor saúde emocional e bem-estar geral.

Fornecimento de apoio emocional:

Um relacionamento terapêutico seguro e de apoio pode fornecer um espaço onde os indivíduos se sintam ouvidos, compreendidos e aceitos, ajudando a reduzir a solidão e o isolamento emocional.

Author: Clínica Psicanalítica | Redação

Neste espaço você encontra textos, resenhas, pesquisas bibliográficas e informação da Psicanálise. A ideia é promover um conhecimento básico acerca de questões de saúde mental e clínica psicanalítica.