Entenda sobre a Síndrome de Borderline, colocada também como um transtorno de personalidade.
O que é a Síndrome de Borderline
Do inglês, “borderline” se refere ao que é limítrofe, que está na divisa/fronteira, ou o dúbio, ora para lá, ora para cá. Desse modo, também é conhecido como transtorno de personalidade limítrofe.
O transtorno de personalidade borderline é um problema de saúde mental, que envolve ajuda psicológica, além de acompanhamento psiquiátrico. Certamente, como lidamos com a subjetividade do sujeito, a pessoa que sofre desta síndrome enfrenta de modo singular a questão e com a análise psicanalítica, que vai dando novos contornos sobre si.
Assim, uma pessoa que sofre desta síndrome pode vivenciar episódios intensos de raiva, depressão ou ansiedade, inclusive ideação suicida e tentativas de suicídio. Trata-se, portanto, de um transtorno de difícil diagnóstico. Pesquisas apontam que até 3% da população geral podem ter a síndrome de transtorno borderline.
Causas da Síndrome de Borderline
Não existe uma causa específica para quem desenvolve a síndrome de borderline, sendo as crises geralmente manifestadas após conflitos emocionais.
Sintomas do Borderline
Os sintomas mais comuns da síndrome de borderline incluem a instabilidade emocional, associada à impulsividade, insegurança e relações sociais problemáticas.
Os diagnosticados como “borderlines” costumam ter baixa tolerância a ficar sozinhos, podendo sentir medo intenso ou raiva quando se sentem abandonados ou negligenciados. Esses sentimentos podem surgir em situações simples, como o cancelamento de um evento, atraso ou incidente.
Assim, o paciente borderline, muitas vezes, acaba mudando de opinião de modo impulsivo. Raiva e medo do abandono costumam ser a temática principal de quem sofre com o transtorno de personalidade borderline, além da insegurança e destruição da auto-imagem.
Em síntese, pessoas com o transtorno borderline costumam ter dificuldade de controlar o sentimento de raiva, reagindo de forma reativa na mesma medida e até conflitos emocionais e ressentimentos. Por fim, vale dizer que é um diagnóstico extremamente sensível, e quem define é o médico psiquiatra.
IMPORTANTE:
Frequentemente o borderline apresenta outras questões, tais como:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Transtorno de estresse pós-traumático;
- Transtornos alimentares;
- Drogadicção.
Como tratar o transtorno
O tratamento dessa síndrome basicamente consiste em psicoterapia ou cliníca psicanalítica, em alguns casos associada a medicações específicas para cada caso, como antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores de humor.
Antes de iniciar o processo de análise / terapia, gosto de marcar uma primeira sessão sem custo para que possamos nos conhecer e entender um pouco sobre os motivos que te trouxeram aqui.
Damos valor à escuta como forma de atendimento clínico que preza pela saúde e bem-estar do cliente. A nossa proposta é possibilitar psicoterapia e atendimento psicanalítico a todos interessados em análise pessoal.
Utilize o formulário abaixo e entraremos em contato em algum momento. Nosso primeiro contato, por meio de uma entrevista inicial, é isenta de pagamento, não tem custo algum. Portanto, hesite, pense e entre em contato quando achar melhor. Vamos escutar a sua história.
Atendimento online
Entenda como funciona a abordagem psicanalítica. Agende uma entrevista inicial.