Site Overlay

Terapia Online

A terapia online tornou-se necessária durante a pandemia do COVID-19. Com a necessidade de isolamento social, muitos Psicólogos e Psicanalistas que atuavam com atendimentos presenciais hoje mantém os seus atendimentos na modalidade online.

A prestação de serviços psicológicos por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), ou comumente chamado de atendimento psicológico online ou terapia online, é regulamentada pela Resolução CFP n° 011/2018 e Resolução CFP nº 004/2020.

Durante o atendimento da terapia online o Psicólogo ou Psicanalista deve cuidar também com o ambiente físico do qual se conecta com o cliente.

Da mesma forma do atendimento presencial, na terapia online o Psicólogo ou Psicanalista precisa considerar todos detalhes na modalidade de atendimento. Portanto, é preciso cuidar para ter uma boa conexão de Internet (verificar também junto ao cliente), ambiente sem interferências externas e posicionamento da câmera e volume adequado em ambos aparelhos de telecomunicação.

Dentre as responsabilidades profissionais do atendimento psicológico online está a de seguir as legislações vigentes. Entre elas estão, por exemplo, sigilo profissional (Código de Ética), forma de publicidade (Nota Técnica CRP-PR nº 002/2019) e elaboração de documento psicológico quando solicitado por quem de direito (Resolução CFP nº 006/2019).

A psicoterapia faz parte do tratamento de problemas psicológicos e emocionais, e nos ajuda com nossos relacionamentos e demais questões ligadas à saúde mental.

Os atendimentos em psicoterapia sempre estiveram vinculados à presença do paciente junto ao terapeuta ou analista. Entretanto, com o suporte da tecnologia a terapia online surge como uma modalidade mais acessível de trabalho.

Terapia online

Sessões de terapia online, mesmo antes da pandemia do COVID-19, já eram regulamentadas em alguns países do globo. À exemplo, Canadá, Inglaterra e Austrália. Dessa forma, a terapia online vem tornando-se uma realidade cada vez mais presente em nosso dia a dia.

O tratamento à distância é possível desde que seguido alguns protocolos de atendimento e de acordo com o código de ética do profissional, seja ela Psicólogo ou Psicanalista.

Uma terapia online difere das sessões de atendimento psicológico apenas em alguns recursos do setting analítico. Afinal, as sessões de terapia online, assim como as sessões presenciais, são compostas de orientações e aconselhamentos psicológicos. 

A diferença está na plataforma. Troca-se o consultório ou clínica psicanalítica por vídeo chamadas por meio da Internet, utilizando-se aplicativos como WhatsApp, Skype, Zoom, Google Meet, entre outras plataformas de vídeo chamadas. Além disso, em ambas experiências, é comum paciente e Psicólogo / Psicanalista também trocarem mensagens por celular.

As cartas de Freud

É curioso dizer que a terapia online não é algo extremamente novo. Podemos dizer que a terapia à distância já foi conduzida por Freud. O “Pai da Psicanálise” tinha o hábito de comunicar-se por meio de cartas com pacientes e outros médicos psicanalistas, pediatras e psiquiatras.

E claro, por conta da necessidade de isolamento social e quarentena, instaurada pela pandemia do coronavírus em março de 2020, estabeleceu-se de fato a necessidade do apoio psicológico online e sessões de terapia online. Desse modo, atualmente é fácil e totalmente factível a modalidade virtual nas sessões de psicoterapia ou psicanálise. 

Terapia online funciona mesmo?

Há questionamentos quanto à eficácia das sessões de terapia online. Contudo, da mesma forma que o atendimento psicológico presencial, é a ética profissional que irá determinar a eficácia ou não do tratamento à distância. Isto porque é a relação transferencial que se estabelece entre o profissional – Psicólogo ou Psicanalista e o cliente, seja no âmbito virtual ou presencial, que irá possibilitar o trabalho analítico e a psicoterapia.

Existem pesquisas e estudos que corroboram o atendimento psicológico online como uma prática que possibilita o acolhimento de pessoas com limitações ou dificuldades, sejam financeiras, de locomoção ou fobia social. Por outro lado, o atendimento online apresenta nuances diferentes do atendimento clínico presencial. Há alguns elementos que se perdem – movimentos, gestos, tom de voz, etc.

Entretanto, de acordo com estudos de pesquisa dos Estados Unidos, indicam que a terapia online é equivalente ao atendimento presencial em vários ambientes e é uma alternativa bastante aceitável. Dois exemplos de publicações são o Journal of Affective Disorders e o Cyberpsychology.

Portanto, é claro que para que um tratamento psicanalítico ou psicoterapia funcione e gere benefícios, independente do modelo adotado – presencial ou virtual, é importante o comprometimento de ambos – Psicólogo / Psicanalista e Paciente, com o trabalho analítico ou psicoterapêutico.

Terapia Online e o Conselho Federal de Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou uma resolução com novas normas sobre o atendimento terapêutico online. Anteriormente, estava em rigor a resolução de 2012 em que eram reconhecidos somente serviços terapêuticos online específicos. 

Alguns desses serviços eram: orientações psicológicas de diferentes tipos; aplicação de testes devidamente regulamentados; supervisão do trabalho de psicólogos; e atendimento eventual de clientes em trânsito. 

Desse modo, a possibilidade da terapia online à época era de guiar os pacientes apenas em tratamentos simples e pouco graves.

Com a atualização normativa dos atendimentos psicológicos online, em vigor desde novembro de 2018, o Conselho Federal de Psicologia pretende ampliar as possibilidades de tratamento psicológico no Brasil. Dessa maneira, o órgão regulamentou a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação, como plataformas de vídeo chamadas.

Passaram a ser autorizadas a prestação dos seguintes serviços psicológicos: consultas e atendimentos realizados totalmente online. Os profissionais poderão tratar qualquer tema e realizar quantas sessões forem necessárias. Assim como nas terapias presenciais.

Terapia online: qual o preço da consulta

Segundo a tabela de honorários do Conselho Federal de Psicologia, uma consulta com psicólogo varia entre R$150,00 e R$300,00 aproximadamente. Já uma consulta por sessão online o preço torna-se mais acessível.

Certamente os preços das sessões de terapia online variam de profissional para profissional. Também em função da formação profissional – psicólogo ou psicanalista, plataforma utilizada, entre outras características do atendimento.

Em nossa Clínica Psicanalítica temos a proposta de possibilitar o atendimento psicanalítico a todos interessados em análise pessoal. O atendimento é realizado por valores acessíveis a cada interessado, sustentando o processo na demanda analítica.

Agende uma entrevista!

Copyright © 2021 Clínica psicanalítica. All Rights Reserved. | Intuitive by Catch Themes