Site Overlay

Angústia

Sabe aquela angústia que vem e nos assola do “nada”? Neste texto explicamos o que é angústia, os sentimentos envolvidos na pessoa angustiada, além de sintomas físicos e emocionais.

Em resumo, podemos dizer que o sentimento da angústia é uma percepção mental que perturba o indivíduo trazendo sensações de que algo ruim está para acontecer. É um sofrimento que deixa a pessoa sem rumo e desnorteada.

Agende uma consulta

Envie mensagem pelo WhatsApp.

Assim, a pessoa angustiada, muitas vezes, sem saber o que fazer, sente que algo ruim está para acontecer e isso incomoda demais, deixando muitas vezes a pessoa paralisada.

Ou seja, insegurança, mal-estar, medo, melancolia e tristeza são sentimentos que acompanham a angústia. Por isso, é natural uma pessoa angustiada sentir medo e tristeza, sem saber o que fazer e nem de onde vem o sofrimento.

O que é angústia

Antes de mais nada, o sentimento de angústia caracteriza-se por um conjunto de sintomas, tais como uma inquietação e aflição em excesso, aceleração dos batimentos cardíacos, agressividade e irritação constante.

Neste sentido, em casos mais severos o indivíduo também sente dores no corpo e muita tensão muscular. É importante perceber a angústia e como ela afeta o sujeito nas atividades cotidianas. A ajuda de um psicólogo, terapeuta ou psicanalista facilitam lidar com a angústia e os seus sintomas.

A terapia online ou presencial pode ser uma aliada no combate ao sentimento que, por vezes, paralisa o indivíduo, atrapalhando suas relações familiares, amorosas e profissionais.

Além disso, é válido a prática de atividades físicas, uma alimentação saudável e práticas meditativas. Tudo isso irá aliviar os sintomas da angústia e possibilitar uma vida melhor quem enfrenta este sofrimento.

É comum não identificarmos o real motivo pelo qual uma pessoa sente-se angustiada. Há diversas situações que podem ocasionar um quadro sintomático dado grau de sentimento de angústia. Portanto, são em geral questões emocionais intensificadas por um estado psicológico debilitado da pessoa angustiada.

Como lidar com a angústia

A sensação de não saber o que fazer nos provoca estresse físico e mental. Por isso é importante procurar ajuda profissional ao perceber a angústia. Especialmente porque o sentimento pode desencadear quadros graves de cunho emocional, doenças psicossomáticas e em última instância a depressão e quadros depressivos.

A psicanalista cita Lacan ao dizer que “a angústia é o único afeto que não mente”.

Sintomas da angústia

Em resumo, a angústia aparece por meio de sintomas físicos e psicológicos. Alguns dos principais sintomas físicos são:

  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Falta de ar
  • Palpitação no peito
  • Tontura

Em seguida, os sintomas no âmbito psicológico são, em essência:

  • Choro
  • Ansiedade
  • Medo
  • Pensamentos negativos
  • Sentimento de culpa
  • Tristeza profunda

Em seguida, um texto complementar que recomendamos é do Dr. Dráuzio Varella. Para o médico, a angústia chega devagar e quando nos damos conta somos tomados pela tristeza, medo e melancolia.

Já o filósofo Luiz Felipe Pondé discorre sobre como escapar da angústia e da sensação angustiante:

Como lidar com os sintomas

Em síntese, para cada caso de angústia devemos pensar algo. A psicanálise considera o indivíduo na sua singularidade, então não existe uma fórmula mágica. Ou seja, ao nos percebermos como sujeitos e entendermos melhor nossa subjetividade, quais são nossos desejos e medos, podemos lidar com a questão da angústia. Tal como em outros quadros que podem ser trabalhados com psicoterapia e psicanálise junto ao psicanalista.

Em conclusão, para lidar com a angústia e outros sentimentos que trazem sofrimento, a ajuda de um profissional psicólogo ou psicanalista é importante. Nas sessões, falar sobre o que te incomoda, você e analista juntos, serão capazes de encontrar formas de lidar e enfrentar essa dor.

Agende uma entrevista inicial

Envie mensagem pelo WhatsApp.