Angústia

A angústia é uma percepção mental que perturba o indivíduo trazendo sensações de que algo ruim está para acontecer. É um sofrimento que deixa a pessoa sem rumo e desnorteada.

O sujeito angustiado, muitas vezes, sem saber o que fazer, sente que algo ruim está para acontecer e isso incomoda demais, deixando muitas vezes a pessoa paralisada.

Insegurança, mal-estar, medo, melancolia e tristeza são sentimentos que acompanham a angústia.

Em geral, a angústia caracteriza-se por um conjunto de sintomas, tais como uma inquietação e aflição em excesso, aceleração dos batimentos cardíacos, agressividade e irritação constante.

Em casos mais severos o indivíduo também sente dores no corpo e muita tensão muscular. É importante perceber a angústia e como ela afeta o sujeito nas atividades cotidianas. A ajuda de um psicólogo, terapeuta ou psicanalista facilitam lidar com a angústia e os seus sintomas.

A terapia online ou presencial pode ser uma aliada no combate ao sentimento que, por vezes, paralisa o indivíduo, atrapalhando suas relações familiares, amorosas e profissionais.

Além disso, é válido a prática de atividades físicas, uma alimentação saudável e práticas meditativas. Tudo isso irá aliviar os sintomas da angústia e possibilitar uma vida melhor quem enfrenta este sofrimento.

É comum não identificarmos o real motivo pelo qual uma pessoa sente-se angustiada. Há diversas situações que podem ocasionar um quadro sintomático. São em geral questões emocionais intensificadas por um estado psicológico debilitado.

Como lidar com a angústia

A sensação de não saber o que fazer nos provoca estresse físico e mental. Por isso é importante procurar ajuda profissional. Especialmente porque o sentimento pode desencadear quadros graves de cunho emocional, doenças psicossomáticas e em última instância a depressão.

Vale a pena assistir vídeo da psicanalista Maria Lúcia Homem sobre o tema:

A psicanalista cita Lacan ao dizer que “a angústia é o único afeto que não mente”.

Sintomas da angústia

Ela aparece por meio de sintomas físicos e psicológicos. Alguns dos principais sintomas físicos são:

• Batimentos cardíacos acelerados
  • Falta de ar
  • Palpitação no peito
  • Tontura

Já os sintomas no âmbito psicológico são, em essência:

• Choro
  • Ansiedade
  • Medo
  • Pensamentos negativos
  • Sentimento de culpa
  • Tristeza profunda

Um texto complementar que recomendamos é do Dr. Dráuzio Varella. Para o médico, a angústia chega devagar e quando nos damos conta somos tomados pela melancolia.

Já o filósofo Luiz Felipe Pondé discorre sobre como escapar da sensação angustiante:

Como lidar com os sintomas

Para cada caso devemos pensar em algo. Não existe uma fórmula mágica. Entretanto, ao nos percebermos como sujeitos e entendermos melhor nossa subjetividade, quais são nossos desejos e medos, podemos lidar com a questão.

Para lidar com a angústia e outros sentimentos que trazem sofrimento, a ajuda de um profissional psicólogo ou psicanalista é importante. Nas sessões, falar sobre o que te incomoda, você e analista juntos, serão capazes de encontrar formas de lidar e enfrentar essa dor.

Marque uma entrevista inicial sem custo.